quinta-feira, 1 de março de 2012

Receita: Bolo de Blueberry

Há um tempo atrás, era mais difícil encontrar o mirtilo em supermercados aqui no Brasil. Agora, dependendo da época do ano, a gente encontra com certa frequência! Sorte nossa, porque a frutinha fica ótima em bolos, já que são macias e cheias de suco, e um pouco azedinhas.


Ingredientes
350g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
350g de açúcar refinado
4 ovos
1 colher de sopa de essência de baunilha
450g de farinha branca
2 colheres de sopa + 2 colheres de chá de fermento em pó
200ml de creme azedo*
250g de mirtilos frescos
1 receita de Frosting de Cream Cheese
*Se você não encontrar o creme azedo para comprar, misture 200ml de creme de leite (fresco ou sem soro) com o suco de meio limão, e adicione uma pitada de sal.


Recomendamos o uso de uma forma com tubo (aquelas que usamos para fazer pudim) com 25cm de diâmetro. Essa receita rende de 12 a 16 pedaços!

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 170ºC.
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até que a mistura fique leve. Adicione os ovos um de cada vez, misturando bem. Coloque então a baunilha, a farinha  (pouco a pouco!) e o fermento, até que tudo esteja bem misturado. Adicione à massa o creme azedo e, só depois que a massa esteja leve, distribua os mirtilos, e mexa delicadamente até que as frutas estejam espalhadas de forma uniforme.
Despeje a massa na forma já untada e deixe assar por 40 minutos, ou até que o bolo tenha adquirido uma coloração levemente dourada. Deixe esfriar antes de desenformar.

Frosting de Cream Cheese
Quando o bolo já estiver desenformado e mais frio, cubra-o com o frosting de Cream Cheese. Não se esqueça que o bolo não pode estar muito quente, pois a cobertura pode derreter com o calor!
Você vai precisar de:
300g de açúcar de confeiteiro
50g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
125g de cream cheese frio

Bata o açúcar e manteiga até que estejam bem misturados. Adicione todo o cream chesse de uma só vez e continue batendo até que fique completamente incorporado. Aumente a velocidade da batedeira e bata até que a mistura esteja bem leve e fofa, o que deve levar uns 5 minutos. Cuidado para não passar do ponto!


Decore com alguns mirtilos e polvilhe com açúcar de confeiteiro, e espere pelos elogios! :)


2 comentários:

  1. onde entra o creme azedo na receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, faltou mesmo! já corrigi! Mas o creme entra logo depois do fermento, farinha e extrato de baunilha! Mexa esses ingredientes e adicione o creme!

      Excluir

Deixe seu recado!