sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Origem do Dia dos Namorados


Vem chegando a data comemorativa mais gostosa do ano: o Dia dos Namorados. Você sabe como ele surgiu ao redor do mundo? E por que aqui no Brasil é comemorado no dia 12 de junho?



Origem

As primeiras comemorações que se relacionam de alguma forma com o Dia dos Namorados datam do Império Romano, e se vinculam às "Festas Lupercais". Eram rituais em homenagem ao fauno Luperco, ou Pã para os gregos, entidade que protegia pastores e rebanhos, e eram celebradas no dia 15 de fevereiro, cinco semanas antes do início da primavera.
Foi só no fim do século 5 dC que a celebração foi instituída no dia 14 de fevereiro, pelo papa Gelasio 1º, que acolheu as lendas sobre São Valentim e que tinha como objetivo apropriar para a Igreja a tradição das festas lupercais.



São Valetim

Nas listas de mártires, escritas nos primeiros séculos da era cristã, existem pelo menos três santos chamados Valetim. Ao longo do tempo, aparentemente, os três nomes se unificaram e deram lugar a um só personagem. No entanto, os autores da Enciclopédia Católica afirmam que os dados sobre esses santos não possuem muito valor histórico por serem escassos e insuficientemente fundamentados, o que significa que supostos mártires chamados Valentim podem não ter existido!
No decreto papal que instituiu a celebração no dia 14 de fevereiro, se lia que São Valetim era um dos santos "cujos nomes são venerados pelos homens, mas cujos atos só Deus conhece", confirmando a falta de dados históricos verossímeis sobre o assunto.




No Brasil

Ao contrário do que costumamos acreditar, a nossa comemoração do Dia dos Namorados não acontece no dia 12 de junho por ser a data da véspera do dia de Santo Antônio, o santo dos casamentos. Na verdade, a criação do nosso Valentine's Day teve razões comerciais: em 1949, para melhorar as vendas de junho, mês considerado o mais fraco para o comércio, o publicitário João Dória - da agência Standart Propaganda, a pedido da loja Clipper,  lançou a campanha com o slogan  "Não é só de beijos que vive o amor" acompanhada da mudança do dia de São Valetim para o dia 12 de junho, apoiada pela Confederação do Comércio de  São Paulo.
A propaganda provocou um efeito estrondoso no comércio, e a Standart Propaganda ganhou o prêmio de agência publicitária daquele ano. Primeiramente adotada pelo comércio paulista, a data foi depois assumida por todo comércio brasileiro.



Fiquem ligadas para os próximos posts temáticos de Dia dos Namorados, aqui, Lá na Lu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!